Galeria

O CONTEÚDO QUE VOCÊ POSTA NAS REDES SOCIAIS É RELEVANTE?

 

Você é daqueles que passa manhã, tarde e noite tuitando sua localização, companhia e fotos de refeições? Gosta de repassar correntes ou montagens de fotos com frases de efeito atribuídas a autores, na maioria das vezes, equivocados? Responde a todas as publicações dos amigos para criar debates polêmicos? Ou pior: nunca comenta nada que eles compartilham? Se respondeu sim a alguma dessas questões, é possível que você seja um chato das redes sociais.

Pode não perceber, mas vários contatos já usaram o recurso “Cancelar assinatura” para parar de receber suas atualizações no Facebook ou deram “unfollow” no seu perfil de Twitter.

— A característica do chato é postar um grande volume de coisas, com relevância muito baixa. Acaba carregando a timeline das pessoas. Quem tem muitos amigos que enchem as redes sociais de conteúdos irrelevantes tem grandes chances de deixar escapar uma coisa bacana publicada por um deles — opina Alessandro Souza, diretor da faculdade e propaganda da ESPM Sul.

Leia mais: Celebridades da web dão dicas de como ter um perfil interessante nas redes socias

Não é apenas Souza que pensa assim. Uma pesquisa realizada no site zerohora.com entre os dias 23 e 24 de outubro perguntou: o que mais te irrita nas redes sociais? Mais de 460 leitores participaram. Para 67%, o pior comportamento é o de quem encaminha correntes.

Como era possível escolher mais de uma opção, 64% também marcou que não gosta de receber convites para joguinhos ou aplicativos no Facebook. Narrar tudo o que está fazendo o tempo inteiro é uma atitude irritante para 62% dos usuários. Entre os comentários livres, o mais frequente foi a aversão à publicação de fotos que retratam o sofrimento de animais.

Se falar demais incomoda, vale notar que o silêncio total também não é bem-vindo. Encontrar o equilíbrio parece complicado? O tipo de publicação que a maioria dos participantes parece apreciar são as originais: a narração de um fato incomum que o amigo tenha vivenciado, comentários não radicais sobre assuntos da atualidade e recomendação de filmes e músicas. De preferência, tudo com alto astral. Ou seja: não basta apenas reproduzir tudo o que encontra, é preciso criar. Em sua participação na pesquisa, Cássio Henz, de 21 anos, escreveu:

— (Gosto de) comentários bem-humorados ou com opinião pessoal sobre notícias e assuntos culturais. Quando não em excesso, gosto do compartilhamento de textos ou vídeos que nos permitam conhecer melhor os gostos e a personalidade do amigo.

Alessandro Souza explica que as redes sociais são como bancos de dados públicos: o que você diz não apenas fica registrado, mas torna-se acessível por outros, até mesmo desconhecidos. Quem imagina que trata-se de uma conversa íntima entre amigos, como se o Facebook fosse o sofá da sala, precisa abrir os olhos. Se ganhar o rótulo de chato não incomoda, vale lembrar que a divulgação de muitas informações pessoais pode criar riscos à segurança pessoal e da família, além de possivelmente colocar em perigo oportunidades profissionais.

— Para questões pessoais, recomendo menos Facebook e mais face to face. A gente acha que nossos pequenos atos são importantes, e às vezes não são. Pouco me interessa o que meu amigo almoçou hoje, mas as ideias que ele tem — resume o professor.

Características do mala nas redes sociais:

— Envia muitos convites para eventos, joguinhos e aplicativos
— Repassa frases de efeito atribuídas a autores errados
— Enche a timeline com fotos de animais mortos
— Narra a própria vida minuto a minuto
— Tenta criar polêmica em todos os posts de amigos
— Só fala de si e nunca comenta fotos ou atualizações dos outros

 

Fonte: Barbara Nickel – barbara.nickel@zerohora.com.br

 

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s